Tocando Agora: ...

Ministra sobre Dia D contra dengue: "Nenhum estado pode ficar de fora" .

Publicada em: 29/02/2024 10:16 - Brasil & Mundo

Nísia Trindade convoca estados e o Distrito Federal para esforço conjunto contra a doença no próximo sábado (2/3)


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi enfática ao pedir a participação de todos os estados no Dia D de combate à dengue, que acontece no próximo sábado (2/3). Durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quarta-feira (28/2), ela comentou quais serão as ações de enfrentamento à doença, que já matou 195 brasileiros somente neste ano.


No dia previsto para a ação nacional, Nísia estará no Espírito Santo, na cidade de Serra, município mais populoso do estado. A unidade da Federação está em terceiro lugar no ranking de incidência da doença, com 871 casos por 100 mil habitantes.

Durante a reunião de hoje, uma representante do secretário de Saúde do estado de São Paulo chegou a comentar que a UF já tinha marcado o Dia D estadual para 1º de março. A ministra, então, rebateu: “Dia D é um dia fundamental para essa unidade que construímos aqui. Então, é claro que muitos estados já fizeram, mas nenhum estado poderá estar fora desse esforço de mobilização (no dia 2). Se há uma coisa que deve nos unir no Brasil é mostrar essa unidade para a população. É uma política com P maiúsculo”, declarou.

Nísia disse ainda ver nas organizações internacionais que a saúde é uma pauta que diz respeito a todos. “Se há uma coisa que une as pessoas são as agendas de saúde. Então, se vale para a cooperação internacional, vale para a gente”, acrescentou.


Ministério da Saúde


Compartilhe: