Investimento vai melhorar a produtividade de nove assentamentos da agricultura familiar e reforçar o combate à fome e à insegurança hídrica na região.
Corumbá (MS) – Em mais uma ação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao enfrentamento da escassez hídrica, a deputada federal Camila Jara (PT-MS) e o deputado estadual Zeca do PT anunciaram nesta terça-feira (18) a destinação de um milhão de reais, via INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para a instalação de placas solares em poços de água que atendem nove assentamentos rurais de Corumbá.
O termo de início das obras será assinado pelo próprio presidente Lula durante sua próxima visita ao Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso do Governo Federal com a agricultura familiar e com o combate à fome.
“Este é um momento histórico. A demanda da energia solar dos poços artesianos coletivos dos assentamentos é tão importante quanto a demanda do tratamento dessa água salobra para que ela se torne absolutamente aproveitável do ponto de vista humano.
Primeiro grande passo, com a solidariedade e a sensibilidade do apoio da deputada Camila Jara, nós estamos dando aqui.
Está liberado para o INCRA um milhão de reais para começarmos de imediato a execução do projeto da implantação em 50% dos poços coletivos. Ou seja, em nove dos 18, para a mais rápida possível implantação da energia solar e tirar o custo da água dos assentamentos”, afirmou Zeca do PT.
Segundo os parlamentares, a ação faz parte de um plano em três etapas. A primeira, já viabilizada, vai atender nove dos 18 poços coletivos com energia solar. A segunda etapa, em articulação com a deputada Camila, prevê mais R$ 1 milhão para concluir o processo e levar a energia solar a todos os poços artesianos dos assentamentos de Corumbá, eliminando de vez o custo da eletricidade na captação de água.
A terceira etapa será a implantação de sistemas de dessalinização, para transformar a água salobra desses poços em água potável, garantindo qualidade de vida e cidadania às famílias assentadas da região.
“Se o campo não planta, a cidade não janta. Isso vale tanto para a saltenha quanto para o feijão que chega na mesa das famílias de Corumbá. Garantir água para a produção de alimentos é garantir dignidade para quem vive no campo e segurança alimentar para quem vive na cidade. Além disso, estamos investindo em energia limpa, com impacto positivo para o presente e para o futuro da agricultura familiar”, destacou a deputada Camila Jara.
Os assentamentos contemplados são parte fundamental da produção de alimentos que abastece o mercado local de Corumbá.
A agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias brasileiras e, em Corumbá, garante o fornecimento de frutas, hortaliças, legumes e outros produtos essenciais para a alimentação da população

Por redação!
