Tocando Agora: ...

Ciclone provoca temporais e queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e Sudeste

Publicada em: 08/12/2025 08:45 -

O avanço do ciclone e da frente fria associada deve provocar ventos de 90 km/h a 120 km/h no Sul do país

previsão do tempo para esta semana aponta que a formação de um novo ciclone extratropical, entre segunda (8) e terça-feira (9), deve mudar o tempo no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Há alertas para temporais, ventania intensa e ondas fortes nessas regiões, segundo metereologistas do Climatempo.

O ciclone deve apresentar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa, o que potencializa tempestades severas e rajadas acima de 100 km/h. A partir de quarta (10), há previsão de rajadas entre 90 km/h e 120 km/h em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sobretudo regiões serranas e litorâneas.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também devem ser impactados pelo ciclone.

Novo ciclone

O novo ciclone será formado a partir da intensificação de uma área de baixa pressão entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul, na tarde e noite desta segunda-feira. Na madrugada de terça, o sistema cruza o território gaúcho de oeste para leste, alcançando a região de Porto Alegre até a noite.

O avanço do ciclone e da frente fria associada deve provocar: ventos de 90 km/h a 120 km/h no Sul do país; chuva forte em curto período, com risco de alagamentos; granizo localizado; ondas altas e mar agitado, especialmente no RS e SC; raios frequentes e instabilidade duradoura; possibilidade de queda de energia e danos em estruturas.

Previsão do tempo

A região Sul será a mais afetada pelo ciclone. O Rio Grande do Sul deve ter temporais desde a madrugada de terça-feira, especialmente na Grande Porto Alegre. A quarta deve ser o dia mais crítico para ventania. Em Santa Catarina, há previsão de instabilidade forte entre 9 e 10 de dezembro, com risco elevado de chuva intensa e ventos muito fortes. No Paraná, a terça-feira será de tempo instável, com previsão de rajadas mais frequentes na quarta.

No Sudeste, em São Paulo haverá aumento do vento já na terça e rajadas mais intensas na quarta-feira. No Rio de Janeiro, há previsão de ventos fortes no centro-sul fluminense, incluindo Grande Rio e Serrana. Em Minas Gerais, haverá instabilidade no Sul de Minas, Zona da Mata, Triângulo e Grande BH.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul será o estado mais atingido, com rajadas moderadas já na segunda e potencial para ventos fortes na terça-feira. Em Mato Grosso e Goiás, também haverá aumento de instabilidade, mas com menor intensidade.

A expectativa é que o centro do ciclone alcance o mar no litoral do Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã de quarta-feira. Depois disso, ele deve seguir para alto-mar, se afastando gradualmente do Brasil ao longo da quinta-feira (11).

 

Climatempo.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...