Soldado (Fuzileiro Naval) Júlia Maria é a primeira mulher a concluir o Curso de Operações no Pantanal
Reconhecido como uma das capacitações mais exigentes da Marinha do Brasil (MB), o Curso Expedito de Operações no Pantanal (C-Exp-OPant-2025/II), foi concluído por 23 militares no último dia 5 de dezembro, em Ladário (MS). Promovido pelo 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, o curso contou com a participação de militares do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão “Riachuelo”) e do 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão “Humaitá”), incluindo, pela primeira vez, uma Soldado (Fuzileiro Naval) do gênero feminino, egressa da segunda turma de Soldados Fuzileiros Navais.
A presença da Soldado (Fuzileiro Naval) Júlia Maria simboliza o avanço contínuo da participação da mulher em cursos de elevada complexidade técnica e rigor físico, consolidando seu espaço em áreas tradicionalmente desafiadoras no âmbito militar.
“O Curso foi de extrema importância pra minha vida pessoal e profissional. Eu espero, um dia, poder passar esses conhecimentos para outros militares também.”
Com 36 anos de tradição, o C-Exp-OPant é reconhecido por preparar militares para atuar em um dos cenários naturais mais desafiadores do País, exigindo resiliência, elevado preparo técnico e físico, além de capacidade de liderança. Nesta edição histórica, dos cem militares que demonstraram interesse, menos de um quarto chegou à formatura.
Entre o final de outubro e início de dezembro, os participantes foram submetidos a cinco semanas intensas de instruções operacionais, que incluíram técnicas de combate, sobrevivência em ambiente pantaneiro, patrulhas, escoltas, assaltos ribeirinhos e ações de reconhecimento. A intenção é que, ao final do curso, o militar esteja apto a atuar tanto em Operações Ribeirinhas quanto em Operações no Pantanal, em missões nacionais e internacionais.
Os militares formados passam a integrar o seleto grupo de operadores habilitados em Operações no Pantanal, contribuindo para enaltecer o nome de suas Unidades e reforçar o profissionalismo e o comprometimento com a MB.

Com colaboração da Primeiro-Tenente (RM2-S) Mariana Contino.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
